Mundo

empresas tentam pôr ordem em apelidos de hackers

“Acreditamos que isso vai acelerar nossa resposta e defesa coletivas contra esses agentes de ameaça”, disse Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo da Microsoft Security.

Ainda não está claro o quanto essa iniciativa será efetiva.

Empresas de cibersegurança há muito atribuem nomes codificados a grupos de hackers, já que vinculá-los a países ou organizações específicas é difícil, e os pesquisadores precisam de uma forma de identificar claramente com quem estão lidando.

Alguns nomes são simples e funcionais, como o grupo de hackers “APT1”, exposto pela empresa de segurança digital Mandiant, ou o “TA453”, monitorado pela Proofpoint. Outros são mais criativos e enigmáticos, como “Earth Lamia”, rastreado pela TrendMicro, ou “Equation Group”, revelado pela Kaspersky.

Os apelidos sugestivos da CrowdStrike — como “Cozy Bear” para um grupo russo e “Kryptonite Panda” para um chinês — tendem a ser os mais populares, e outras empresas passaram a adotar apelidos igualmente inusitados.

Mas a proliferação desses nomes extravagantes já causou sobrecarga. Quando o governo dos EUA divulgou um relatório sobre tentativas de invasão durante as eleições de 2016, gerou confusão ao listar 48 apelidos diferentes para um conjunto de grupos de hackers russos e programas maliciosos, incluindo “Sofacy”, “Pawn Storm”, “CHOPSTICK”, “Tsar Team” e “OnionDuke”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

lançamento previsto para novembro de 2026

A sequência Grand Theft Auto 6 sofreu um novo adiamento, o segundo...

Mundo

Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre

A sigla TFFF vem de Tropical Forest Forever Facility, batizado em português...

Mundo

3 truques com vinagre para deixar ferro de passar novinho em folha

Faça uma limpeza suave na base. De acordo com a Electrolux, a...

Mundo

EUA enviam bombardeiros à costa da Venezuela pela 4ª vez

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Donald Trump ordenou a...