Mundo

Acordo UE-Mercosul pode render R$7,7 bi à JBS até 2040, diz estudo

O acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul — formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — poderá gerar lucros bilionários para a gigante brasileira da agroindústria JBS, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (29) pela organização ambiental Greenpeace.

De acordo com o relatório elaborado pelo instituto de pesquisa holandês Profundo, a JBS, maior produtora de carne do mundo, pode lucrar até 1,7 bilhão de euros antes de impostos e 1,2 bilhão de euros líquidos até 2040, caso o acordo entre os blocos seja implementado.

Segundo a Greenpeace, esse valor representa cerca de 8% da atual capitalização de mercado da empresa e se aproxima do lucro líquido médio anual que a companhia obtém em suas operações globais.

O cálculo considera os ganhos que a JBS pode obter com a redução das tarifas de importação sobre a carne exportada para a UE, bem como o aumento do volume dessas exportações, viabilizado pelas condições estabelecidas no acordo.

A organização ambientalista critica os impactos da possível expansão dos negócios da JBS, afirmando que os lucros “vêm à custa da natureza, do clima e dos meios de subsistência de pequenos produtores e agricultores sustentáveis, tanto na UE quanto no Mercosul”.

O instituto Profundo é especializado em pesquisas aplicadas, consultorias e capacitação voltadas para organizações da sociedade civil e instituições públicas.

As negociações entre UE e Mercosul se encerraram em dezembro de 2024, após mais de 20 anos de tratativas. No entanto, o acordo ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos para entrar em vigor.

Leia Também: Lula diz no Japão que o Brasil é um porto seguro para investimentos

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (10)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...

Mundo

Processador de luz aumenta eficiência energética da IA em 100 vezes

Múltiplos lasers no chip dão um novo grau de paralelismo, que se...

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...