Mundo

Papa Leão 14 entende e fala português, mas prefere se comunicar em espanhol com brasileiros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando ainda era o cardeal Robert Prevost, Leão 14 esteve no Brasil por ao menos quatro vezes. Nestas ocasiões, interagiu em português? E quando encontra brasileiros? Segundo religiosos ouvidos pela reportagem que estiveram com ele, o papa entende bem e fala um pouco de português, mas preferia se comunicar em espanhol, língua na qual tem mais fluência após viver por duas décadas no Peru.

O professor e padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da PUC-Rio, afirmou ter falado com o então cardeal em espanhol e italiano quando o encontrou em 18 de abril, três dias antes da morte do papa Francisco. O reitor disse que nunca conversou em português com Prevost, já que “o espanhol é uma língua mais afetiva por causa de seus anos no Peru”.
Pedroso, aliás, foi um dos poucos que previram a escolha de Prevost como novo líder da Igreja Católica, semanas antes do início do conclave.

Nesta segunda-feira (12), Leão 14 respondeu a um pedido de bênção feito em português por Miguel Vidigal, como mostra vídeo divulgado pelo canal Brasil Paralelo na plataforma X. No registro, Vidigal pede: “Pela Brasil Paralelo, pela União dos Juristas Católicos do Brasil e pelas famílias brasileiras”. Após ouvir a fala, o pontífice responde, em português, “parabéns”, antes de seguir cumprimentando os demais presentes.

Em audiência privada com o papa também na segunda, dom Orani Tempesta, um dos sete cardeais brasileiros que estiveram no conclave, disse que eles inicialmente falaram em português, mas depois seguiram a conversa de 15 minutos em italiano.

Em 2024, o então cardeal Prevost gravou uma mensagem aos agostinianos brasileiros, mas optou por falar em espanhol.

O frei brasileiro Maurício José Manosso Rocha já encontrou Prevost em São Paulo e em Curitiba e também enquanto estava na Espanha. Frei Rocha contou que nas primeiras visitas era estudante e não sabia espanhol. “Falávamos com ele em português e ele entendia e respondia em espanhol, chegando inclusive a arriscar algumas palavras em português”, afirmou. “Ele é um apaixonado pela América.”

Secretário-geral da Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe, o frei Márcio Negreiros afirmou que esteve em várias ocasiões com o Prevost. A última foi em 2023 em Roma, quando o agora papa foi nomeado cardeal. Segundo Negreiros, o diálogo com Prevost “era sempre em espanhol”, mas o papa “tem fluência e sabe falar português”. “Ele pode confundir ou misturar uma ou outra expressão, pela proximidade com o espanhol, mas se comunica bem em português.”

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

como as empresas fiscalizam o home office

É difícil para o funcionário burlar o monitoramento, diz especialista. “Eles são...

Mundo

Netanyahu diz que não haverá Estado palestino e aprova mais assentamentos na Cisjordânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, voltou...

Mundo

‘Pai do Pix’ diz que integração internacional está nos planos

Brasileiros podem ir para outros países, como Argentina, Chile, Portugal, para os...

Mundo

Pela primeira vez, obesidade supera desnutrição em crianças no mundo, diz relatório do Unicef

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pela primeira vez na história, a obesidade...