Mundo

Testes de celular no Brasil podem entrar na mira da Casa Branca

Por que é importante

A Anatel até aceita que testes sejam feitos em outros lugares, desde que o Brasil tenha com o país estrangeiro o chamado Acordo de Reconhecimento Mútuo. Essa, aliás, é orientação tanto da UIT (União Internacional de Telecomunicações) quanto da Citel (Comissão Interamericana de Telecomunicações).

Mas são os Estados Unidos que travam as discussões, afirma Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel. Já ocorreram encontros, que não caminharam, com a Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC, na sigla em inglês). Com sede em Washington, capital dos EUA, e integrado por todas as Big Tech, o Conselho da Indústria da Tecnologia da Informação (ITI, na sigla em inglês) concorda.

O Brasil sempre defendeu um acordo de reconhecimento mútuo, mas o governo americano nunca aceitou. Quer que a gente reconheça a certificação deles, mas não querem reconhecer a nossa. Se for recíproco, topamos na hora
Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel

Ainda que prevejam reciprocidade de tratamento e isonomia entre os assinantes, os acordos abrem espaço para os testes manterem o interesse nacional de cada país. Com isso, é possível configurar as avaliações para contemplarem as políticas públicas de ambos os lados, como programas de segurança cibernética, de desenvolvimento tecnológico e implementação de novas tecnologias.

Não é bem assim, mas tá quase lá

Para a Câmara de Comércio dos EUA, o Brasil deveria estar alinhado aos compromissos firmados com a OMC (Organização Mundial do Comércio), como o Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio que exige que as regulamentações técnicas não criem obstáculos desnecessários ao comércio internacional.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O BRICS+ ameaça a ordem mundial?

Em 2009, uma cúpula realizada em Yekaterinburg, na Rússia, reuniu os líderes...

Mundo

Papa Leão XIV pede que fiéis abandonem a indiferença diante da guerra e das desigualdades

O papa Leão XIV, durante seu primeiro discurso de Natal nesta quinta-feira,...

Mundo

Os piores incêndios em boates de todos os tempos

O incêndio que matou 59 pessoas em uma boate da Macedônia do...

Mundo

Polícia israelense prende palestino vestido de Papai Noel em festa de Natal

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Agentes da polícia israelense prenderam um homem...