Mundo

jato ultrapassa a barreira do som; veja imagem

A foto foi feita pelas equipes da Nasa que estavam no solo. A imagem, feita durante um voo civil realizado no dia 10 de fevereiro, foi publicada na rede X (antigo Twitter). Conforme descrição da Boom Supersonic, a foto ilustra o XB-1 “empurrando o ar em velocidades supersônicas”. “A foto documenta a mudança na densidade do ar ao redor do XB-1 e a onda de choque resultante —tornando o invisível visível”, diz a empresa.

Imagem mostra jato da Boom Supersonic quebrando a barreira do som
Imagem mostra jato da Boom Supersonic quebrando a barreira do som Imagem: Reprodução/X/@boomaero

Nenhum efeito sonoro do jato foi ouvido pelas equipes no solo. Segundo a empresa responsável pelo voo, esse efeito é alcançado quando a barreira do som é quebrada em uma altitude alta o suficiente, com velocidades exatas variando com base nas condições atmosféricas.

As equipes da Nasa também coletaram dados sobre a assinatura acústica do XB-1 em um local na rota de voo. A análise do Boom descobriu que nenhum estrondo sônico audível atingiu o solo enquanto o jato voava em velocidades supersônicas. Boom Supersonic

Softwares específicos guiaram o piloto até os pontos específicos pelos quais o XB-1 teria que voar. Os pontos de referência computados pela Nasa levaram o jato até a posição na qual voaria em frente ao sol, como um eclipse. “Para capturar as imagens, a Nasa usou telescópios terrestres com filtros especiais que detectam distorções do ar, como ondas de choque, ao redor da aeronave supersônica”, explica a empresa em seu portal oficial.

Aviões supersônicos podem chegar aos voos comerciais

Tanto a Nasa quanto a Boom Supersonic se dedicam a pesquisar a eventual possibilidade de viagens comerciais supersônicas. A empresa anunciou que os dados coletados a partir dos voos do XB-1 servirão como base para implementar o sistema em outra aeronave: a Overture. Segundo as previsões da Boom, a Overture voará a uma velocidade duas vezes maior que a dos aviões comerciais atuais e será capaz de funcionar com 100% de combustível de aviação sustentável.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

China aplica ‘sanções rigorosas’ ao Instagram chinês por ‘conteúdos triviais’

“As medidas incluem uma convocação para entrevistas, uma ordem de corrigir as...

Mundo

FBI divulga foto de suspeito envolvido na morte de Charlie Kirk

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O FBI, a polícia federal dos Estados...

Mundo

Albânia nomeia bot de IA como ministro para combater corrupção

PRISTINA (Reuters) – Uma nova ministra da Albânia encarregada de cuidar dos...

Mundo

EUA: homem diz que matou ucraniana por ela ter ‘lido sua mente’

O homem que assassinou Iryna Zarutska, refugiada ucraniana, no metrô de Charlotte,...