Mundo

Ursula Von der Leyen diz que “é preciso rearmar a Europa urgentemente”

© Chris J. Ratcliffe/Bloomberg via Getty Images

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste domingo (3) que apresentará em breve um plano abrangente para reforçar a defesa e o rearmamento da Europa. A iniciativa será detalhada no dia 6 de março, segundo a líder do bloco.

“Precisamos urgentemente rearmar a Europa. Para isso, vou apresentar um plano completo sobre como fortalecer nossa capacidade de defesa”, afirmou von der Leyen ao deixar a cúpula sobre a Ucrânia, realizada em Londres, no Reino Unido. O encontro reuniu quase duas dezenas de líderes europeus para discutir o apoio ao país em meio ao conflito com a Rússia.

Entre as propostas debatidas, destacou-se a ideia de tornar a Ucrânia um “país de aço”, ou seja, uma nação altamente protegida contra possíveis ameaças. Segundo von der Leyen, isso envolve não apenas o fornecimento de assistência militar, mas também investimentos na infraestrutura energética e na resiliência do país.

A presidente da Comissão Europeia enfatizou que os líderes tiveram uma discussão “franca” sobre as necessidades da Ucrânia e ressaltou a urgência de aumentar os investimentos em defesa a longo prazo.

“É essencial que reforcemos a segurança da União Europeia. No atual cenário geopolítico, devemos estar preparados para o pior e, por isso, precisamos fortalecer nossas capacidades de defesa”, declarou.

Ao ser questionada sobre a contribuição financeira dos 27 países membros da União Europeia para o setor de defesa, von der Leyen foi enfática: “Precisamos de um reforço significativo. Isso exige um plano claro e robusto da União Europeia para que os Estados-membros possam ampliar seus investimentos.”

Ela também destacou a importância do desenvolvimento de sistemas de defesa aérea mais avançados e defendeu uma abordagem coordenada entre os países do bloco. “Precisamos de uma estratégia comum para a Europa, mas também de flexibilidade orçamentária para que os países possam ampliar seus gastos com a defesa”, concluiu.

Leia Também: FGTS: veja quem tem direito e as datas para saque de até R$ 3 mil

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Forças navais da Ucrânia atingem centro de comunicações da Marinha russa

“Na noite de 11 de setembro, unidades das Forças Navais atingiram o...

Mundo

Astronauta análogo? Adolescente chegou à elite da simulação espacial

Valdemiro não tem diagnóstico de superdotação e passou boa parte da infância...

Mundo

Moscou invade espaço aéreo romeno: “É uma óbvia expansão da guerra”

A Romênia foi obrigada a acionar caças neste sábado depois que seu...

Mundo

Por que achado sobre fusão de buracos negros surpreende cientistas?

Quanto melhor se mede ondas gravitacionais, mais se descobre sobre como buracos...