Mundo

Amazon lança chip quântico para reduzir em anos tempo de desenvolvimento de computador

O anúncio da AWS, que coincide com a publicação de um artigo revisado por pares na revista científica Nature, ocorre em um momento em que a computação quântica está varrendo o mundo da tecnologia, com o Google, da Alphabet, a Microsoft e a startup PsiQuantum anunciando avanços nos últimos meses.

Os computadores quânticos prometem realizar cálculos que levariam milhões de anos para os computadores convencionais e poderiam ajudar os cientistas a desenvolver novos materiais, como baterias e novos medicamentos. No entanto, um componente fundamental dos computadores quânticos, chamado qubit, é rápido, porém delicado e propenso a erros.

Na década de 1990, os cientistas estabeleceram que alguns dos qubits de um computador quântico poderiam ser dedicados à correção desses erros e, desde então, os anos têm sido dedicados à busca de maneiras de construir qubits físicos de modo que sobrem qubits “lógicos” suficientes para realizar um trabalho de computação útil.

O entendimento padrão do setor é que um chip precisará de cerca de um milhão de qubits físicos para produzir um número útil de qubits lógicos.

Mas a AWS disse que construiu um protótipo de chip que usa apenas nove qubits físicos para produzir um qubit lógico funcional, graças ao uso do que é conhecido como qubit “gato”.

Oskar Painter, diretor de hardware quântico da AWS, disse que a abordagem da AWS poderia um dia produzir computadores úteis com apenas 100.000 qubits em vez de um milhão.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (10)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...

Mundo

Processador de luz aumenta eficiência energética da IA em 100 vezes

Múltiplos lasers no chip dão um novo grau de paralelismo, que se...

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...