Mundo

Apple alveja plano de Lula para o Cade: ‘evite regime estrangeiro’

Segundo o diretor, a vantagem da Apple está em fornecer produtos que integram hardware, software e serviços. Para isso, a Apple exerce um controle ostensivo sobre as várias etapas de desenvolvimento de seus produtos, o que inclui a loja de aplicativo. Só que, neste caso, o sucesso são programas feitos por outras empresas, que precisam submeter suas criações ao crivo da dona do iPhone.

A revisão dos aplicativos por pessoas e não apenas por algoritmos é crucial para detectar ameaças à privacidade e segurança, porque analisa o que eles realmente fazem em vez do que eles dizem que fazem
Pedro Pace

Segundo a Apple, essa revisão retirou ou bloqueou 35 mil aplicativos que ofereceriam algum risco de fraude. A empresa calcula que, se fossem mantidos no ar, teriam causado um prejuízo de R$ 10 bilhões às pessoas.

O processo por prática anticompetitiva contra a Apple investiga justamente um dos aspectos desse controle. Está na mira a taxa cobrada sobre produtos ou serviços digitais comercializados em apps baixados a partir da App Store ou sobre o preço de apps pagos. O “pedágio”, que chega a 30%, chegou a ser suspenso liminarmente pelo Cade no ano passado, mas a decisão foi revertida na Justiça.

A reclamação inicial partiu do Mercado Livre, mas, durante a audiência pública, engrossaram o coro outras empresas, como Epic Games, do game Fortnite, e Match Group, dona do Tinder.

Nada justifica que se cobre 30% da receita de desenvolvedora de conteúdo digital (…) A Apple é praticamente um sócio dos desenvolvedores
Priscila Brólio, representante da Match Group



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Trump agora diz que há ‘boa chance’ de encontrar Putin em Budapeste

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após cancelar um encontro com Vladimir Putin...

Mundo

EUA planejam compra de 1 milhão de drones em 3 anos

O secretário disse que sua prioridade é colocar os EUA em uma...

Mundo

Universidade Cornell aceita pagar governo Trump para reaver R$ 1,3 bilhão em verbas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Universidade Cornell, nos Estados Unidos, anunciou...

Mundo

Escândalo da boneca sexual Shein revela cantos obscuros dos marketplaces

Nem todos os produtos estão em conformidade com as normas legais ou...