Mundo

Zelensky quer “garantias de segurança” para um acordo de paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (18), em Ancara, que pretende garantir o apoio dos Estados Unidos, da União Europeia e da Turquia como fiadores de qualquer acordo de paz com a Rússia. O conflito, que se aproxima de seu terceiro ano, continua sem uma solução definitiva.

“Como país, queremos a paz, queremos que a guerra termine. Mas queremos que o fim da guerra seja baseado em certas garantias de segurança”, declarou Zelensky em entrevista à Agência Anadolu, da Turquia, antes de seu encontro com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Zelensky destacou que espera que essas garantias sejam asseguradas por Washington, pela União Europeia e pela Turquia, além de toda a Europa. O encontro com Erdogan ocorre paralelamente às negociações entre Estados Unidos e Rússia, que tiveram início nesta terça-feira em Riade, capital da Arábia Saudita.

Na segunda-feira, o presidente ucraniano reforçou que seu país “não reconhecerá” qualquer acordo firmado sem a participação direta de Kiev e defendeu que os ucranianos e seus aliados ocidentais alinhem uma posição comum antes de negociações com Moscou.

Tanto Washington quanto Moscou indicaram que a Ucrânia participaria das discussões em uma fase posterior. Além da guerra, temas como desarmamento nuclear, segurança militar na Europa, o programa nuclear do Irã e o conflito entre Israel e Palestina também podem entrar na pauta das conversas entre as potências.

A possibilidade de um encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, também em Riade, foi mencionada, mas ainda não há confirmação oficial sobre a realização dessa reunião.

Leia Também: Seis reféns israelenses em Gaza podem ser libertados no sábado

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Após ameaça dos EUA, Lula manda recado a Trump e diz que Brasil é dono do próprio nariz

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Mundo

Nasa encontra possíveis sinais de vida microscópica em Marte

No entanto, Hurowitz fez algumas advertências. “A razão, entretanto, pela qual não...

Mundo

Bateria de lítio metálico carrega em 12 minutos e dá autonomia de 800km

Pesquisadores podem ter aberto uma nova era na tecnologia de baterias para...

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...