Mundo

Sobe para 16 o número de mortos nos incêndios florestais em Los Angeles

O Departamento de Medicina Legal do condado de Los Angeles informou que 11 das mortes foram causadas pelo incêndio de Eaton, um dos seis incêndios ativos que estão atingindo a cidade.

Em um comunicado divulgado em seu portal na noite de sábado, o departamento acrescentou que outras cinco mortes foram causadas pelo incêndio de Pacific Palisades.

O balanço anterior mencionava 11 mortes, mas as autoridades alertaram que o número real de vítimas não será conhecido até que os investigadores possam entrar nos bairros afetados.

O incêndio de Palisades se espalhou para o nordeste, provocando novas evacuações nos bairros ricos de Brentwood e Bel Air, no sul da Califórnia.

A propagação das chamas trouxe “mais uma noite de terror e angústia inimagináveis”, segundo a supervisora do condado de Los Angeles, Lindsey Horvath.

A Universidade da Califórnia também está em “alerta máximo” e os residentes foram aconselhados a se prepararem para evacuar o campus, de acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

Em risco está também o museu Getty Center, que abriga 125 mil obras de arte.

A Guarda Nacional da Califórnia disponibilizou mil soldados para Los Angeles, incluindo 250 com capacidade de combate a incêndios, segundo as autoridades americanas.

O incêndio de Palisades, já o mais destrutivo da história da cidade, queimou mais de 89 quilômetros quadrados e está contido em apenas 11%.

O incêndio Eaton, localizado a nordeste e próximo das cidades de Pasadena e Altadena, afetou mais de 57 quilômetros quadrados e está contido em 15%.

O incêndio de Kenneth foi o último dos seis a surgir, tendo deflagrado na tarde de quinta-feira. As autoridades já confirmaram que esse incêndio foi causado por fogo posto e atualmente está contido em 80%.

O incêndio de Lidia foi totalmente controlado no sábado, enquanto o incêndio de Hurst está contido em 76%.

Mais de 100 mil pessoas permanecem sob ordens obrigatórias de evacuação.

Até o momento, os incêndios florestais destruíram mais de 12 mil residências e outros edifícios, e queimaram 145 quilômetros quadrados.

O cônsul de Portugal em São Francisco, Filipe Ramalheira, disse no sábado à Lusa que não há portugueses identificados entre os desaparecidos, mas pelo menos a casa de uma portuguesa foi consumida pelo fogo.

As áreas afetadas pelos incêndios estão sob toque de recolher desde sexta-feira. Pelo menos 18 pessoas foram detidas por saques, 15 delas na área do incêndio de Eaton.

A empresa AccuWeather elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas econômicas causados pelos incêndios para entre 135 e 150 bilhões de dólares.

Lusa/Fim

Leia Também: Prefeito do Equador baleado com cinco tiros morre no hospital

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Bateria de lítio metálico carrega em 12 minutos e dá autonomia de 800km

Pesquisadores podem ter aberto uma nova era na tecnologia de baterias para...

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...