Mundo

OpenAI rejeita oferta de compra de Musk

A OpenAI funciona com uma estrutura híbrida, uma parte opera sem fins lucrativos e uma subsidiária que gera dinheiro. No entanto, a empresa quer evoluir para um modelo com fins lucrativos, que seu diretor-executivo, Sam Altman, considera crucial para seu desenvolvimento.

Esta mudança exacerbou as tensões com Musk, um dos 11 fundadores da OpenAI em 2015, que aportou seu financiamento inicial de US$ 45 milhões (aproximadamente R$ 175,6 milhões, na cotação da época) antes de deixar a empresa três anos depois.

Musk, também com uma empresa de inteligência artificial, falou na quarta-feira que retiraria a oferta de compra da OpenAI se a diretoria mantivesse seu modelo de negócios sem fins lucrativos.

As tensões entre Musk e Altman vêm de longe, mas se aprofundaram depois que a OpenAI lançou seu robô conversacional ChatGPT e gerou um fervor mundial com esta tecnologia.

No momento da saída de Musk, a OpenAI alegou “um possível conflito no futuro para Elon… conforme a Tesla continue se concentrando mais na IA”. Depois, no começo de 2023, o diretor da Tesla criou sua própria empresa neste setor, a xAI.

Os enormes custos de design, formação e implementação de modelos de IA obrigou a OpenAI a buscar uma nova estrutura corporativa, que dê aos investidores capital e proporcione uma governança mais estável.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (10)? Veja calendário lunar de setembro de 2025

Lua crescente – 31 de agosto, às 3h25 Lua cheia – 7...

Mundo

Processador de luz aumenta eficiência energética da IA em 100 vezes

Múltiplos lasers no chip dão um novo grau de paralelismo, que se...

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...