Mundo

Elon Musk e Sam Altman, do ChatGPT, já foram sócios e hoje são rivais

Como Altman e Musk foram da amizade à rixa pública?

Em 2015, Altman e Musk estiveram entre os 11 confundadores da OpenAI, mas eram os dois empresários que serviam como seus diretores. Em um post introdutório no blog da empresa na época, ela é apresentada como uma organização de pesquisa sem fins lucrativos cuja missão era “avançar a inteligência digital da maneira em que é mais provável de beneficiar a humanidade como um todo, irrestrita pela necessidade de gerar retorno financeiro”.

Altman e Musk, junto com outros investidores, investiram US$ 1 bilhão na OpenAi quando ela foi fundada. Entre outros nomes que colaboraram com o projeto estão empreendedores bilionários como o democrata Reid Hoffman e o republicano Peter Thiel, fundador do PayPal e ex-membro do conselho do Facebook (e depois Meta).

Em 2018, Musk deixou o conselho de diretores da OpenAI em uma decisão justificada pela organização como “eliminação de um potencial conflito futuro para Elon, à medida que a Tesla continua a se tornar mais focada em IA”. Na ocasião, o anúncio garantia que Elon Musk continuaria a doar dinheiro e aconselhar o desenvolvimento da OpenAI.

Em julho de 2023, Musk anunciou sua própria startup de inteligência artificial generativa, a xAI. Parte desta iniciativa era o chatbot Grok que ele descreveu como “anti woke” (algo como “não politicamente correto”), em resposta ao ChatGPT — que havia sido lançado ao público pouco mais de oito meses antes e causou grande alarde. Em uma conversa no Twitter Spaces na época, ele ainda ressaltou o potencial destrutivo da IA para a humanidade.

Em março de 2024, Musk entrou com um processo contra a OpenAI por supostamente se tornar “uma subsidiária de fato” e “de código fechado” da Microsoft. A empresa fundada por Bill Gates é investidora da organização de Altman. Em novembro, ele ainda entrou com uma liminar para conter uma “górgona paralisadora do mercado”, como classificou a OpenAI, de se tornar uma entidade com fins lucrativos. Em outubro, ele afirmou em entrevista a Tucker Carlson que Altman era “alguém em que não se pode confiar”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Tribunal dos EUA mantém Cook como diretora do Fed em meio a disputa com Trump

Um tribunal federal de Washington (EUA) decidiu nesta terça-feira (9) que a...

Mundo

OpenAI e Oracle assinam acordo de US$300 bilhões, diz WSJ

(Reuters) – A OpenAI assinou um contrato com a Oracle para adquirir...

Mundo

Trump é detonado em restaurante: “é o Hitler do nosso tempo”

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Manifestantes chamaram Donald Trump de “Hitler dos nossos...

Mundo

Oracle dispara mais de 40% na bolsa e Ellison se aproxima de Musk como mais rico do mundo

“Nos próximos meses, esperamos conquistar vários clientes adicionais de vários bilhões de...