Mundo

Casa Branca prepara corte de milhares de postos de trabalho na saúde

A Casa Branca está preparando uma ordem executiva para cortar milhares de postos de trabalho no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, na sigla em inglês), segundo informações do jornal The Wall Street Journal (WSJ), que cita fontes próximas ao processo.

A medida exigirá que a Food and Drug Administration (FDA), responsável pela análise e aprovação de medicamentos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outras agências de saúde do país reduzam uma porcentagem não especificada de funcionários.

De acordo com o WSJ, a ordem executiva pode ser anunciada já na próxima semana, após os trabalhadores afetados terem a oportunidade de aceitar um pacote de indenização. No entanto, o conteúdo do documento ainda não foi finalizado.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos será o mais impactado, já que conta com mais de 80 mil funcionários. O órgão abrange os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), os programas Medicare (destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência) e Medicaid (voltado para famílias e indivíduos de baixa renda), além da FDA e do CDC.

Ainda segundo o jornal, funcionários das agências foram orientados a elaborar listas identificando quais trabalhadores em período probatório são considerados essenciais e devem ser mantidos, em contraposição àqueles que poderão ser dispensados.

Os servidores federais afetados precisarão decidir se aceitam a indenização oferecida, mas, até o momento, mais de 40 mil trabalhadores optaram por não aderir ao acordo, conforme informou o WSJ.

Apesar dos planos, a Casa Branca negou nesta terça-feira que a ordem executiva esteja em vias de ser implementada. Além disso, um juiz federal bloqueou temporariamente a proposta do ex-presidente Donald Trump que previa incentivos financeiros para funcionários que aceitassem se demitir.

Leia Também: China eleva o tom sobre tarifas de Trump, vê ‘lei da selva’ e mobiliza ‘lobo guerreiro’

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Sobe para 21 o número de feridos em explosão em Madrid

Uma explosão em um bar de Madrid deixou 21 feridos, três deles...

Mundo

Pequim condena passagem de navios militares ocidentais no Estreito de Taiwan

“No dia 12 de setembro, o contratorpedeiro americano Higgins e a fragata...

Mundo

Paramount critica boicote de celebridades contra indústria cinematográfica de Israel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Paramount condenou o documento assinado por...

Mundo

YouTube, TikTok e Meta listam ações por segurança de crianças

A plataforma informou também que passou a usar IA para evitar que...