Mundo

briga entre Uber e app que ajuda motoristas ganha novo capítulo

Uber processou a companhia em abril de 2023 e conseguiu liminar para tirar opção do app de recusa automática de corridas. A plataforma argumentava que o recurso violava os termos da Uber, que isso impactava a experiência dos usuários e que app violava LGPD por obter dados de motoristas. A companhia (na época chamada de StopClub) removeu o recurso de recusa automática.

GigU diz que Uber enviou para motoristas à época um e-mail, dizendo que poderia banir quem usasse apps que violassem seus termos. Posteriormente, a GigU conseguiu derrubar a liminar da Uber, em abril de 2024, mas deixou de usar a função de recusa automática de corridas.

Eles quiseram transmitir pânico aos motoristas. Fizeram terrorismo e essa ação fez com que houvesse desinstalação em massa do nosso app. Ser banido da plataforma é algo muito sensível para os motoristas. Alguns nem sabem ao certo a razão de terem sido excluídos
Luiz Gustavo Neves, CEO da GigU (antigamente conhecida como StopClub)

Em novembro de 2024, GigU entrou com processo no Cade contra a Uber por abuso de poder econômico. “A Uber quer que o motorista aceite as viagens. Para ela, tanto faz se está dando prejuízo ou não para o condutor. A gente é “motorista futebol clube”. Não é do interesse da companhia que os parceiros saibam que outra plataforma paga mais por km”, afirma Luiz.

Como parte do processo, o Cade solicitou dados da operação da Uber no Brasil. Pedido pede que sejam reveladas informações como número de motoristas ativos, faturamento da empresa e detalhes sobre banimento de condutores (como número e motivo) desde 2020. Decisão saiu em 16 de janeiro deste ano, mas só foi tornada pública nesta semana pela GigU — o processo segue com poucas informações públicas. A Uber pode recorrer.

Uber diz que coopera com o Cade e que prestará esclarecimentos para órgão. Companhia afirma em nota que “utiliza todos os recursos possíveis para proteger a integridade da plataforma e manter a experiência dos usuários que buscam viagens em níveis satisfatórios”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Tailândia tem pena reduzida por perdão do rei

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Preso em 2022 ao desembarcar no aeroporto...

Mundo

Investidores recuam com queda de ações de compradores de bitcoin

Pelo menos 61 empresas de capital aberto que não estão envolvidas principalmente...

Mundo

Após ameaça dos EUA, Lula manda recado a Trump e diz que Brasil é dono do próprio nariz

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Mundo

Nasa encontra possíveis sinais de vida microscópica em Marte

No entanto, Hurowitz fez algumas advertências. “A razão, entretanto, pela qual não...