Mundo

CEOs das big techs vendem a alma para quem pagar mais, diz autor

Isso acaba por agradar políticos e lideranças, geralmente de extrema direita, com discursos semelhantes ao de Donald Trump. Logo, não é por acaso que os CEOs da Meta, do Alphabet (dona do Google), da Amazon, da Apple e do X estavam aplaudindo o novo presidente na posse —o último deles, Elon Musk, inclusive, foi empossado como parte do governo do republicano.

Ainda que não tenhamos provas definitivas de parcialidade deliberada [por parte das empresas em relação à extrema direita], a natureza lucrativa destas plataformas as torna mais suscetíveis a amplificar material sensacionalista.

Embora estas empresas promovam frequentemente uma imagem de neutralidade e progressismo, são muito hábeis em se alinhar com as forças políticas dominantes para assegurar seus próprios interesses.

É uma relação de ganha-ganha. “Por exemplo, só o Elon Musk doou cerca de US$ 277 milhões para candidatos republicanos, incluindo Donald Trump. Esta parceria reflete a forma como as grandes empresas tecnológicas se entrincheiraram nos círculos políticos, levantando sérios questionamentos sobre o controle democrático”, afirma o pesquisador.

Em última análise, a principal ideologia do Vale do Silício é o capitalismo. Seus CEOs estão dispostos a vender, felizes, suas almas a quem pagar mais.

Monopólio das redes

Morozov defende que as grandes empresas de tecnologia subvertem a lógica de liberdade na internet e não só não contribuem como são danosas para o debate democrático. Para ele, o crescimento acelerado destas companhias, que já representam três das dez maiores empresas do planeta, só deixou este efeito danoso “mais transparente”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Trump é detonado em restaurante: “é o Hitler do nosso tempo”

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Manifestantes chamaram Donald Trump de “Hitler dos nossos...

Mundo

Oracle dispara mais de 40% na bolsa e Ellison se aproxima de Musk como mais rico do mundo

“Nos próximos meses, esperamos conquistar vários clientes adicionais de vários bilhões de...

Mundo

Morre Charlie Kirk, aliado de Trump, após ser baleado em evento no Utah

O ativista ultraconservador norte-americano Charlie Kirk morreu, esta quarta-feira (10), após ter...

Mundo

data e onde será visível

Por isso, sua sombra nunca cobre o globo inteiro: trata-se de uma...