Mundo

TikTok sai do ar nos Estados Unidos após decisão da Justiça

Suprema Corte americana manteve decisão que pode suspender o app. O texto prevê que, para atuar no país, o TikTok deverá ser vendido para um investidor de um país que não seja considerado um “adversário”. A ByteDance, controladora chinesa do aplicativo de vídeos curtos, se recusa a vender operação nos EUA a investidor de país “amigo”.

Governo americano justifica medida como proteção contra potenciais riscos à segurança nacional. Lei em questão foi aprovada em 2024 pelo Congresso, com apoio de democratas e republicanos, e exige que o TikTok se desassocie da ByteDance para continuar operando nos EUA.

Segundo a ByteDance, proibir o aplicativo violaria a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão. Cerca de 170 milhões de americanos usam o aplicativo. Caso o TikTok seja de fato banido, os usurários não receberão mais atualizações e não conseguirão baixar o aplicativo.

Supremo americano não define claramente em sua decisão o futuro do TikTok nos EUA. A princípio, caberia ao presidente americano em fim de mandato, Joe Biden, assegurar a suspensão do TikTok já no domingo, mas ele decidiu deixar isso nas mãos do presidente eleito, que será empossado nesta segunda.

Trump afirmou que tomará uma decisão final sobre o assunto em breve. Trump afirmou também, nesta sexta (17), que uma decisão sobre o destino da plataforma virá em um “futuro não muito distante”.

A decisão da Suprema Corte era esperada, e todos devem respeitá-la. Minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso ter tempo para analisar a situação
Donald Trump, em publicação na Truth Social



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Zelensky lamenta “sinais negativos” de Moscou durante negociações de paz

“Estamos fazendo progressos bastante rápidos, e nossa equipe na Flórida tem trabalhado...

Mundo

Ministra do Interior da Suíça apoia proibição de mídias sociais para crianças

ZURIQUE, 21 Dez (Reuters) – A Suíça deve fazer mais para proteger...

Mundo

Gata desaparecida há 443 dias volta a casa nos EUA. “Milagre de Natal”

Uma gata que havia desaparecido durante a passagem do furacão Helene pelos...

Mundo

EUA capturam terceira embarcação em águas internacionais perto da Venezuela, diz agência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os Estados Unidos interceptaram uma terceira embarcação...