Mundo

SpaceX explode após lançamento e faz aviões mudarem rota

A FAA fecha regularmente o espaço aéreo para lançamentos espaciais e reentradas. Mas pode criar uma “área de resposta a detritos” para impedir a entrada de aeronaves em caso de falhas.

O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou um vídeo no X mostrando o campo de destroços. “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”, comentou. O fracasso ocorreu um dia após a Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos, lançar com sucesso seu foguete New Glenn em órbita pela primeira vez.

O sistema Starship da SpaceX tem cerca de 37 andares de altura. Ele decolou das instalações de lançamento da empresa em Boca Chica, Texas, às 17h38 (horário local), na sétima missão de teste da empresa e no primeiro teste desse tipo este ano.

Vídeo mostra bolas de luz laranja cruzando o céu da capital haitiana, Porto Príncipe, deixando rastros de fumaça para trás. “Perdemos todas as comunicações com a nave —isso essencialmente nos diz que tivemos uma anomalia no estágio superior”, disse Dan Huot, gerente de comunicações da SpaceX, confirmando minutos depois que a nave estava perdida.

Enquanto isso, o propulsor Super Heavy retornou à plataforma de lançamento cerca de sete minutos após a decolagem, conforme planejado. O propulsor desacelerou sua descida do espaço ao religar seus motores Raptor enquanto se enganchava em braços mecânicos gigantes fixados a uma torre de lançamento. O sucesso do pouso foi o segundo da SpaceX em três tentativas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...

Mundo

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa...