Mundo

saibas quais são as diferenças

Mototaxistas são proibidos em São Paulo. A Lei Municipal nº 16.901/2018 vetou o serviço e instituiu que apenas o transporte de pequenas cargas em motos é permitido. Quem for flagrado atuando como mototáxi pode ser multado em R$ 1.000 e ter o veículo apreendido em caso de reincidência.

O transporte de motos via aplicativo está suspenso desde 2023. Foi publicado no Diário Oficial da cidade o decreto 62.144/23, que diz apenas que “suspende, temporariamente, a utilização de motocicletas para transporte individual remunerado de passageiros por aplicativos no Município de São Paulo”. Não há explicação sobre punições para quem descumprir a lei.

Em nota enviada ao UOL em 2024, Prefeitura de São Paulo explicou o motivo da proibição. “O decreto 62.144/23 suspende temporariamente o serviço de mototáxi e de transporte de passageiros por moto via aplicativo, em razão da preocupação envolvendo a segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano e o impacto no sistema público de saúde. Reduzir acidentes e evitar óbitos é prioridade dessa gestão”, dizia o documento.

Cerca de 38% das mortes no trânsito em 2024 aconteceram com motociclistas. Os dados são do Detran-SP. Ainda baseado no levantamento do órgão, 1.194 mortes ocorreram por conta de colisão e 530 por choque.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Cloudflare tem 3ª falha em um mês e deixa Discord e X instáveis

Cloudflare reconheceu falha por volta das 12h06 (horário de Brasília). Segundo o...

Mundo

Governo Trump tem até esta sexta (19) para divulgar arquivos do caso Epstein

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Departamento de Justiça dos EUA deve...

Mundo

Empresas militares russas são alvo de hackers que usam IA e outras táticas

Fishbein disse que a campanha se destaca como uma rara oportunidade de...

Mundo

Trump: Ucrânia deve agir rapidamente antes que Rússia ‘mude de ideia’

O Presidente norte-americano, Donald Trump, pediu hoje para a Ucrânia “agir rapidamente”...