Mundo

TikTok alerta sobre consequências mais amplas se Suprema Corte dos EUA permitir proibição

Noel Francisco, representando o TikTok e a ByteDance, argumentou que o endosso da Suprema Corte a esta lei poderia permitir estatutos visando outras empresas por motivos semelhantes.

“Os cinemas da AMC costumavam ser de propriedade de uma empresa chinesa. Sob essa teoria, o Congresso poderia ordenar que os cinemas da AMC censurassem quaisquer filmes que o Congresso não gostasse ou promovessem quaisquer filmes que o Congresso quisesse”, disse Francisco aos juízes.

Os juízes sinalizaram por meio de suas perguntas durante os argumentos que estavam inclinados a manter a lei, embora alguns tenham expressado sérias preocupações sobre suas implicações à Primeira Emenda.

O TikTok é uma plataforma usada por cerca de 170 milhões de pessoas nos Estados Unidos, aproximadamente metade da população do país. O Congresso aprovou a medida no ano passado com apoio bipartidário esmagador, já que os legisladores citaram o risco do governo chinês explorar o TikTok para espionar norte-americanos e realizar operações secretas de influência.

Jeffrey Fisher, o advogado que representa os criadores de conteúdo do TikTok que também contestaram a lei, observou durante os argumentos perante a Suprema Corte que o Congresso com essa medida estava se concentrando no TikTok e não nos principais varejistas online chineses, incluindo o Temu.

“Um Congresso (que está) realmente preocupado com esses riscos muito dramáticos deixaria de fora um site de comércio eletrônico como o Temu, que tem 70 milhões de americanos usando-o?”, perguntou Fisher. “É muito curioso por que você destaca apenas o TikTok e não outras empresas com dezenas de milhões de pessoas tendo seus próprios dados coletados, você sabe, no processo de envolvimento com esses sites e igualmente, se não mais, disponíveis para o controle chinês.”



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Esposa de ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva durante protestos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Rabi Laxmi Chitrakar, esposa do ex-primeiro-ministro do...

Mundo

Apple lança iPhone Air e iPhone 17

Por Stephen Nellis e Aditya Soni CUPERTINO, Estados Unidos (Reuters) – A...

Mundo

Polícia prende homem que oferecia ‘500 euros por cabeça de brasileiros’

Um homem de 56 anos foi preso pela Polícia Judiciária (PJ), de...

Mundo

Startup Reflection AI, apoiada pela Nvidia, busca avaliação de US$5,5 bi, diz FT

(Reuters) – A Reflection AI, apoiada pela Nvidia, está levantando cerca de...