Mundo

Moraes diz que redes sociais só vão operar se respeitarem as leis

Com a posse, todos nós achávamos que o golpismo, esse novo populismo digital extremista, tinha se dado por vencido. E nós erramos. Não estava vencido e não está vencido.

Não houve uma manifestação livre, uma manifestação democrática. Houve uma tentativa de golpe filmada pelos próprios golpistas. O sentimento de impunidade e a loucura total das redes sociais fez com que os próprios criminosos se filmassem praticando os crimes e postassem convocando novos criminosos a aderirem à tentativa de golpe.
Alexandre de Moraes, ministro do STF

O ministro classificou os dirigentes das big techs como “irresponsáveis que acham que por ter dinheiro podem mandar no mundo”. Também afirmou que, no Brasil e em outros países, extremistas de direita se apoderaram das redes sociais para instrumentalizar as pessoas com objetivo de corroer a democracia.

Aqui no Brasil, a Justiça Eleitoral e o nosso STF já demonstraram que aqui é uma terra que tem lei. As redes sociais não são terra sem lei. No Brasil, as redes sociais só continuarão a operar se respeitarem a legislação brasileira. Independentemente de bravatas de dirigentes irresponsáveis das big techs.

Fala de Moraes aconteceu depois da decisão da Meta (empresa controladora do Facebook e Instagram) de acabar com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros. A medida primeiro vai ocorrer nos Estados Unidos, e posteriormente pode ser adotada em outros países. Mark Zuckerberg anunciou a mudança nesta terça-feira (7) em vídeo postado nas redes sociais.

Zuckerberg também falou em se juntar ao Governo dos EUA para lutar contra governos ao redor do mundo que atacam empresas do país. O CEO da Meta cita que a Europa tem leis que institucionalizam a censura e que na América Latina há “cortes secretas” que exigem que empresas removam conteúdos.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Califórnia decide se redesenha distritos para fortalecer democratas no Congresso e rebater Trump

GUILHERME BOTACINIBRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Os Estados Unidos terão nesta terça-feira (4)...

Mundo

Ex-procuradora-geral do Exército de Israel é presa após vazar vídeo de tortura contra prisioneiro palestino

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro da Segurança Nacional de Israel,...

Mundo

Uma guerra espacial está mais perto do que imaginamos

A notícia de que a Rússia provavelmente lançou uma arma antissatélite alarmou...

Mundo

Harvard homenageia Marielle Franco com a Medalha W.E.B. Du Bois

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou que concederá a Medalha...