Mundo

cientistas podem criam exército de ‘insetos-robôs’

T. Thang Vo-Doan com um dos insetos do laboratório da Universidade de Queensland, na Austrália
T. Thang Vo-Doan com um dos insetos do laboratório da Universidade de Queensland, na Austrália Imagem: Reprodução/CNN Science

As placas eletrônicas desenvolvidas pelos pesquisadores são implantadas nas “costas” dos insetos. Para a realização deste processo, os insetos são submersos em gelo como forma de anestésico. A “cirurgia” consiste na fixação do chip com a utilização de fita dupla face.

Os cientistas garantem que a presença da “mochila” eletrônica não causa impactos na vida dos animais que as vestem. “A ciência não sabe se eles [os insetos] são seres conscientes”, explicou Fitzgerald à CNN. Segundo o engenheiro, os insetos que recebem a placa eletrônica têm a mesma expectativa de vida dos demais animais da universidade. “Acho que eles não se importam [em usar o chip]”.

A agilidade, a resistência e a capacidade de adaptação dos insetos chamam a atenção dos cientistas. Essas características, segundo os especialistas, fazem com que os insetos apresentem vantagem em relação a robôs 100% artificiais, podendo ser usados em operações de busca e resgate.

Nós vemos um futuro em que, depois de um desastre urbano, em que os humanos não conseguem acessar o local do desastre de maneira segura, nós conseguiremos enviar um exército de insetos-robôs para navegar pela zona do desastre de forma rápida e eficiente, encontrar eventuais sobreviventes e reportar essa localização.
Lachlan Fitzgerald à CNN

Insetos são controlados via chip

Após a fixação do chip, os cientistas conseguem controlar para onde os besouros e baratas devem ir. A partir da emissão de pulsos eletrônicos, as antenas dos insetos recebem a indicação da direção a seguir, além de receber estímulos para aumentar ou diminuir a velocidade de locomoção.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Apple lança iPhone Air e iPhone 17

Por Stephen Nellis e Aditya Soni CUPERTINO, Estados Unidos (Reuters) – A...

Mundo

Polícia prende homem que oferecia ‘500 euros por cabeça de brasileiros’

Um homem de 56 anos foi preso pela Polícia Judiciária (PJ), de...

Mundo

Startup Reflection AI, apoiada pela Nvidia, busca avaliação de US$5,5 bi, diz FT

(Reuters) – A Reflection AI, apoiada pela Nvidia, está levantando cerca de...

Mundo

Braço armado do Hamas reivindica autoria de ataque que matou 6 em Jerusalém

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ala militar do Hamas, chamada de...