Mundo

O que é o projeto que regulamenta IA e pode ser votado nesta semana?

O projeto foi pensado para trazer algumas orientações e obrigações para o setor de desenvolvimento, produção, venda e aplicação de inteligência artificial no Brasil. Ele também dá direitos para as pessoas e traz as áreas de desenvolvimento que exigem atenção
André Fernandes, diretor do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife e integrante da Coalizão Direitos na Rede

Numa primeira versão, haveria uma instituição que cuidaria da aplicação da legislação. Na última versão do relatório, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) fica na coordenação. O SIA (Sistema Nacional de Regulação de Inteligência Artificial) classificará os usos de IA de alto risco (inclusive, podendo mudar as classificações), além de interagir com especialistas, um comitê técnico e autoridades setoriais.

Outra alteração do projeto inicial é a proteção de direitos autorais de criadores de conteúdo. O texto prevê que quem tiver alguma obra usada em treino de sistema de inteligência artificial, que seja comercializado, poderá proibir o uso de conteúdo e, eventualmente, dará direito à remuneração ao autor.

Transparência: “estou falando com uma IA?”

Inspirado no AI Act, legislação europeia sobre o tema, o projeto brasileiro é baseado no risco potencial das inteligências artificiais com a lógica de direitos das pessoas.

O conceito de transparência se estende para várias áreas. Ainda que um chatbot de atendimento seja um uso sem grandes riscos, com a lei as pessoas deverão ter alguma ideia sobre se as decisões que foram tomadas sobre elas foram baseadas em inteligência artificial, e quais critérios foram utilizados.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

‘Pai do Pix’ revela a maratona para o BC criar o Pix em plena pandemia

Carregando player de áudio Aplicativo bancário exibindo pagamento com Pix Imagem: Bruno...

Mundo

Criado primeiro cristal de tempo que os humanos podem realmente ver

Imagine um relógio que não depende de bateria ou de corda, mas...

Mundo

Ataque terrorista? Tiroteio em Jerusalém faz, pelo menos, cinco mortos

Nesta segunda-feira (8), cinco pessoas morreram em um tiroteio em Jerusalém, Israel,...

Mundo

Advogado chamado Mark Zuckerberg processa Meta por cancelar contas

É como comprar um outdoor na beira da estrada, pagar as pessoas...