Um visitante de fora do Sistema Solar
O 3I/Atlas é o terceiro objeto interestelar já detectado, depois do 1I/?Oumuamua, em 2017, e do 2I/Borisov, em 2019. Sua órbita tem forma hiperbólica, o que confirma que ele veio de fora do Sistema Solar e não está preso à gravidade do Sol.
De acordo com a NASA, o cometa não oferece risco à Terra. A aproximação mais próxima do planeta será de cerca de 270 milhões de quilômetros. Ele deve atingir seu ponto mais próximo do Sol em 30 de outubro de 2025, pouco dentro da órbita de Marte.
O Telescópio Espacial Hubble capturou o cometa em julho de 2025, quando ele estava a 446 milhões de quilômetros da Terra. As imagens mostraram um casulo de poeira em forma de gota ao redor do núcleo gelado. As observações permitiram estimar o tamanho do núcleo, que pode variar de 440 metros a 5,6 quilômetros de diâmetro.
O 3I/Atlas foi detectado pela primeira vez em 1º de julho de 2025 pelo telescópio Atlas, no Chile. Desde então, ele vem sendo monitorado por diferentes telescópios e missões espaciais. Sua trajetória indica que ele é possivelmente o cometa mais antigo já observado, podendo ter até 7,6 bilhões de anos, cerca de três bilhões a mais que o próprio Sistema Solar.













Deixe um comentário