Em entrevista a Deu Tilt, podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, Ribeiro-Neto contou como ocorreu a aproximação com a Google, na época uma empresa em potencial, mas longe de ser a Big Tech que é hoje.
O interesse culminou na aquisição da empresa de Berthier, que virou o primeiro funcionário do Google no Brasil. Ele foi diretor de engenharia do centro de tecnologia da companhia no Brasil durante 19 anos até decidir sair em julho deste ano. Essa é a primeira entrevista após deixar a empresa.
Os norte-americanos tomaram conhecimento da Akwan por intermédio de outro brasileiro. Luís André Barroso estava fazendo doutorado nos EUA e já trabalhava no Google. Foi ideia dele sugerir que a companhia visitasse a Belo Horizonte, sede da Akwan.
Depois de apresentarem a empresa ao chefe de tecnologia do Google, Berthier e seus colegas esperaram cerca de quatro semanas até chegar a proposta de aquisição.
Não era só pelo dinheiro, em torno de US$ 8 milhões, diz o engenheiro. Corrigindo pela taxa de câmbio da época e pela inflação no período, a soma chega a R$ 54,5 milhões em valores atuais.
A proposta era super tentadora porque ia tornar aquele núcleo de engenheiros na base de um centro de pesquisa e desenvolvimento que seria estabelecido em Belo Horizonte
Berthier Ribeiro-Neto
Deixe um comentário